Objetivos do Projecto
Objetivo Geral:
Através da criatividade, da expressão motora e da arte, criar um espaço de inter-ligação, partilha e convívio entre os alunos da Escola Superior de Educação de Portalegre e os utentes da CerciPortalegre.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a expressão, motricidade, comunicação, coordenação, perceção sensorial, atenção e reacção, através da dança e expressão corporal;
- Estimular a memória visual e auditiva;
- Motivar o gosto pelos jogos em grupo;
- Saber respeitar as regras nos jogos;
- Apelar à criatividade e originalidade;
- Desenvolver a segurança e confiança individual, através da criatividade e do improviso;
- Incentivar a cooperação e entreajuda;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social;
- Fortalecer o vínculo de empatia e confiança entre o grupo;
- Promover a socialização.
Descrição das Atividades Realizadas
Aula de Dança
Orientação: Professora de dança da Escola Silvina Candeias.
Participantes: Utentes e funcionários da CerciPortalegre e alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Objetivo / aptidões requeridas: Atenção, reação, cooperação, perceção do outro e de si mesmo, comunicação e motricidade física.
Duração: 60 minutos
Recursos Materiais: Um rádio leitor de Cd’s
Disposição dos participantes: Em círculo, sentados no pavilhão (preparação); espalhados pelo ginásio sempre em movimento (desenvolvimento).
Preparação: A professora começa por fazer uns alongamentos iniciais, a fim de preparar os participantes para a aula de dança.
Desenvolvimento: Ao som da música, a professora dá a liberdade para todos os participantes dançarem e se expressarem livremente, metendo em prática a capacidade de improvisação de todos.
Aula de Percussão Corporal
Orientação: Aluna do 3º ano do Curso de Educação Artística da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Participantes: Utentes e funcionários da CerciPortalegre e alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Objetivo/ aptidões requeridas: Atenção, reação, respeito pela sua vez, mobilidade das mãos e dos pés, observação, expressão vocal, cooperação e coesão do grupo.
Duração: 60 minutos
Recursos Materiais: Nenhum
Disposição dos participantes: Divididos em três grupos, um de cada lado do pavilhão em semicírculo.
Desenvolvimento: De pé e coordenados pela monitora, um grupo fica encarregue de bater palmas quando assim for indicado com um simples gesto dado com o braço por parte do monitor, outro grupo fica responsável por bater os pés e o outro de gritar “weeee”, quando assim o for indicado.
Mais tarde a monitora desafia os grupos a produzirem esses mesmo sons baixinho e, ao mesmo tempo que o monitor vai elevado as mãos, o som vai aumentando até chegar acima da cabeça dos participantes, nesse momento o som "explode" e todos levantam as mãos. De seguida é dada a oportunidade a outros participantes de liderarem o som das equipas.
“Expressa-te” - Pintura Criativa
«A fantasia é mais importante do que o conhecimento, porque mostra apenas aquilo que já existe, enquanto a fantasia debruça-se sobre o que existirá.» – Albert Einstein
Orientação: Promores do Projecto - alunos do 3º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Participantes: Utentes e funcionários da CerciPortalegre e alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
Objetivo/ aptidões requeridas: Capacidade de distinguir, combinar e comparar; ocupação com a mesma tarefa por tempo prolongado; expressão verbal; ver e observar com atenção; disponibilidade e desenvolvimento da própria ideia.
Duração: 120 minutos
Recursos Materiais: Tintas de várias cores, pincéis, balões, tecidos, algodão, recortes de revistas, cola, rolos de papel, confetes.
Desenvolvimento: Esta atividade tem como objetivo geral a envolvência de todo o grupo na criação de um poster gigante, onde a presença da criatividade e fantasia de todos não poderá faltar.
Avaliação do Projeto
Não será, de todo, fácil realizar uma autoavaliação com algum distanciamento e coerência.
Procuramos a seriedade no intuito de sermos o mais honestos com a crítica do trabalho desenvolvido. Contudo, queremos focar os aspetos mais importantes e pertinentes de todo este processo. É importante reconhecer que com este projeto adquirimos importantes noções de trabalho no contexto da Animação Sociocultural, pondo em prática aquilo que aprendemos no nosso curso ao longo de três anos.
Apesar de o grupo de trabalho inicialmente encontrar algumas dificuldades na escolha da instituição, rapidamente ultrapassámos esse pormenor e concentramos energias para atingir os objetivos a que nos comprometemos. As dificuldades, os desafios, as barreiras, foram claramente um motivo de força e empenho para o grupo.
É importante referir que conseguimos desde o início manter uma relação de proximidade com a instituição CerciPortalegre, comunicando com todos os intervenientes do projeto e mantendo-nos atentos às necessidades dos destinatários e às apreciações da instituição e do coordenador de curso - Professor Doutor Avelino Bento.
Relativamente às atividades propostas será fácil indicar que a aula de dança foi a atividade que gerou mais entusiasmo por parte dos participantes: trabalhar o movimento do corpo com os estímulos da música é de uma sensibilidade que tocou a todos, "ligando-nos" uns aos outros. Após esta atividade as opiniões dos participantes permitiu-nos perceber que interagir de forma livre e expressiva, faz-nos libertar das barreiras, limitações e diferenças existentes entre todos. As palavras perdem valor e os sorrisos são respostas de uma satisfação imensa visível em cada um de nós.
A manhã culmina com a atividade de sons, sendo um momento que exigiu concentração, coordenação motora e perceção sensorial. Foi interessante verificar que à medida que os exercícios evoluíam na dificuldade os participantes exigiam mais de si.
Já no período da tarde, "Expressa-te" foi a palavra que imperou! A realização a pintura criativa foi encarada como um momento de retorno à calma ou relaxamento. Este momento caracteriza-se por um reforço da relação interpessoal desenvolvida desde o início. Utilizando a pintura e os trabalhos manuais como instrumento, foi possível criar momentos de partilha, onde todos contribuiram para a realização da sua própria ideia e da ideia do outro.
É com satisfação e alegria que percebemos que as atividades se desenvolveram sem percalços de maior, com arrojo e audácia. Foi com enorme agrado que ao finalizarmos as atividades programadas nos apercebemos que os destinatários sentiram de uma forma marcante e bastante positiva a nossa intervenção. Esta perceção foi notória no feedback que recebemos quer por parte da Dra. Gabriela (diretora da instituição) e da Dra. Carolina (pedagoga da instituição), quer por parte dos funcionários e membros da Cerci de Portalegre, bem como dos próprios utentes.
Concluímos, assim, a importância da criação de momentos como este: em que estas pessoas, portadoras de necessidades especiais, interajam entre si e com a comunidade que os envolve, não apenas estando juntos no mesmo espaço, mas sim juntá-los na mesma atividade, com o mesmo objetivo.
Análise Swot
Pontos fortes:
A disponibilidade e a motivação destas pessoas em receber indivíduos externos à instituição e trabalharem com eles de uma forma descontraída e recetiva, entregando-se completamente ao projeto apresentado.
Pontos fracos:
Por serem pessoas com algumas limitações os trabalhos tiveram adaptações e alterações de forma a manter o interesse e a integração plena no desenvolvimento dos trabalhos.
Oportunidades:
Ficou provado que estas pessoas estão recetivas a novos trabalhos e a novas relações interpessoais, criando assim oportunidades para desenvolver novos projetos e com isso proporcionar-lhes novos conhecimentos e novas experiências.
Ameaças:
Pela deficiência que sofrem e pela medicação a que estão sujeitos, quebram facilmente de ritmo e sofrem variações de humor, pelo que é necessário procurar vários estímulos e pontos de interesse de maneira a mantê-los concentrados e em interação.
