
Contextualização
Escolha da Instituição - Porquê a CerciPortalegre?
Tão perto e ao mesmo tempo tão longe, a CERCI é uma instituição quase vizinha da nossa escola e com a qual pouco interagimos. Pareceu-nos, assim, um ponto importante para a realização do nosso projeto, porque já que estamos tão próximos fisicamente podemos estar também interligados socialmente, de forma a trocar valores, experiências, aprendizagens.
Caracterização da Instituição
A CerciPortalegre é uma Instituição de Solidariedade Social que promove atividades de apoio em diferentes domínios a crianças, jovens e adultos com deficiência ou com dificuldades de inserção socioprofissional. As suas ações visam o desenvolvimento das suas capacidades e a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania, no âmbito da promoção do direito à igualdade de oportunidade.
É uma instituição com estatuto de utilidade pública sem fins lucrativos, que proporciona à pessoa com deficiência e respetiva família, variadas formas de atendimento e apoio em função das suas capacidades e nível etário dos utentes.
Foi fundada em 1980, por iniciativa de um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas na educação, reabilitação e integração das pessoas com deficiência.
A Deficiência
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “deficiência é o substantivo atribuído a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatómica. Refere-se, portanto, à biologia do ser humano”.
Atualmente, a palavra é considerada como inapropriada e pode promover, segundo muitos estudiosos, o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa portadora. Por isso, o termo certo é dizer que a pessoa é portadora de deficiência e não apenas que é «deficiente»!
Geralmente, a pessoa com deficiência precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as suas potencialidades.
A Animação Sociocultural, muitas vezes associada à Educação Especial, tem sido uma das áreas que tem trabalhado com o intuito de criar variadíssimas atividades que pretendem promover os direitos das pessoas portadoras de deficiência, a fim de melhor as envolver na sociedade, através da socialização com a mesma. O atendimento a pessoas com necessidades especiais deve ser uma preocupação de todos os indivíduo, uma vez que todos os seres humanos têm direito à inclusão social na comunidade onde estão inseridos, independentemente das suas necessidades comportamentais, emocionais ou sociais.
Bibliografia
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ANDER-EGG, Ezequiel e IDÁÑES, M. J. A. (1997): "Como elaborar um projecto, Guia para desenhar projectos sociais e culturais". Projecto Atlântida, Lisboa.
- BENTO, Avelino (2003): “Teatro e Animação - outros percursos do desenvolvimento sócio-cultural no Alto Alentejo”. Edições Colibri, Lisboa.
- TRILLA, Jaume (1998): "Animacion Sociocultural: teorias, programas y âmbitos". Ariel Educación, Barcelona.